NOTÍCIAS

Tabajara Ruas toma posse dia 14 na Academia

01 de março de 2024

     No recente 12 de janeiro, a Academia Rio-Grandense de Letras elegeu o escritor e cineasta uruguaianense de nascimento, Tabajara Ruas, para a Cadeira 17, de patrono Timóteo Faria Corrêa, anteriormente ocupada por Heino Willy Kude.
     O evento de posse solene ocorrerá com entrada franca no próximo dia 14 de março, quinta-feira, às 18 horas no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, localizada na Rua Riachuelo nº 1190, Centro Histórico de Porto Alegre.
     Tabajara Ruas vem engrandecer a história de nossa Academia, que completou 122 anos no dia 1º de dezembro de 2023. À sua obra literária igualmente somam-se importantes filmes criados a partir de diversos livros seus – uma vez que Tabajara Ruas é igualmente reconhecido cineasta brasileiro. Destacam-se, entre outros, A cabeça de Gumercindo Saraiva, Netto perde sua alma, Senhores da Guerra e Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez.
     Com uma ampla obra enriquecida por inúmeros títulos e diversos filmes, Tabajara foi o Patrono da recente 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.
 

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 24

Zeferino Brasil

Antônio de Souza Zeferino Brasil nasceu em Porto Grande, município de Taquari, Rio Grande do Sul, em 24 de abril de 1870, sendo filho de João Antônio de Sousa e Tausta Carolina de Sousa. Estudou no Colégio Rio-Grandense em Porto Alegre no ano de 1883 e cursou a Escola Normal de Porto Alegre pela qual se diplomou professor em 1889.

Funcionário público estadual desde 1889, tendo servido na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sal até aposentar-se. Foi ainda professor de Retórica e Poética. Jornalista, pertenceu à redação do...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo