NOTÍCIAS

Tabajara Ruas eleito para a Academia de Letras

08 de fevereiro de 2024

O reconhecido escritor e cineasta, uruguaianense de nascimento, Tabajara Ruas, foi eleito com ampla maioria na disputa com outros importantes concorrentes a uma vaga na Academia Rio-Grandense de Letras, Cadeira 17, tendo como patrono o escritor Timóteo Faria Corrêa, cadeira esta anteriormente ocupada por Heino Willy Kude.

Além da reconhecida qualidade literária, o número de livros publicados serviram para que sua escolha acontecesse de maneira significativa pelos acadêmicos que votaram na eleição do dia 12 de janeiro passado.

À sua obra literária igualmente somam-se importantes filmes criados a partir de diversos livros seus – uma vez que Tabajara Ruas é igualmente reconhecido cineasta brasileiro. Destacam-se, entre outros, A cabeça de Gumercindo Saraiva, Netto perde sua alma, Senhores da Guerra, Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez.

Com uma obra enriquecida por inúmeros títulos e diversos filmes, Tabajara foi o Patrono da recente 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.

 Em breve anunciarmos a data da posse de Tabajara Ruas.

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 21

Alfredo Ferreira Rodrigues

(por Avelino Alexandre Collet)

O acadêmico Alfredo Ferreira Rodrigues, nasceu no dia 12 de setembro de 1865, no distrito de Povo Novo, município de Rio Grande, faleceu em Pelotas no dia 8 de março de 1942, com 77 anos.

Exerceu ao longo da vida várias atividades, como professor, comerciante, industrialista e viajante comercial.

Em plena juventude revelou seu apurado gosto pela literatura. Foi revisor da Livraria Americana, em Pelotas, em 1887. E pela sua proficiência foi guindado à gerência desse estabelecimento gráfico na cidade de Rio Grande, período de tempo...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo