NOTÍCIAS

Tabajara Ruas eleito para a Academia de Letras

08 de fevereiro de 2024

O reconhecido escritor e cineasta, uruguaianense de nascimento, Tabajara Ruas, foi eleito com ampla maioria na disputa com outros importantes concorrentes a uma vaga na Academia Rio-Grandense de Letras, Cadeira 17, tendo como patrono o escritor Timóteo Faria Corrêa, cadeira esta anteriormente ocupada por Heino Willy Kude.

Além da reconhecida qualidade literária, o número de livros publicados serviram para que sua escolha acontecesse de maneira significativa pelos acadêmicos que votaram na eleição do dia 12 de janeiro passado.

À sua obra literária igualmente somam-se importantes filmes criados a partir de diversos livros seus – uma vez que Tabajara Ruas é igualmente reconhecido cineasta brasileiro. Destacam-se, entre outros, A cabeça de Gumercindo Saraiva, Netto perde sua alma, Senhores da Guerra, Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez.

Com uma obra enriquecida por inúmeros títulos e diversos filmes, Tabajara foi o Patrono da recente 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.

 Em breve anunciarmos a data da posse de Tabajara Ruas.

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 10

Aquiles Porto Alegre

(por Leandro Silva Telles)

Nasceu Aquiles Porto Alegre na cidade do Rio Grande, em 29 de março de 1848, vindo menino para esta mui "leal e valorosa" cidade de Porto Alegre, tornando-se poeta, cronista e historiador.

Sua obra "ILUMINURAS" introduziu o "PARNASIANISMO" entre nós, segundo o professor GUILHERMINO CÉSAR. Característica de suas poesias e das crônicas é o "fatalismo", o acontecimento funesto.

Nosso saudoso confrade e amigo, PEDRO LEITE VILLAS-BOAS, menciona em sua magistral...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo