NOTÍCIAS

Comunicado aos pares de nossa Academia

07 de dezembro de 2023

Foi realizada em 07/12/23 a apresentação dos panegíricos aos saudosos acadêmicos Heino Willy Kude e José Moreira da Silva.

O auditório da ARL, praticamente lotado, testemunhou os emocionantes depoimentos dos familiares de ambos. Todos recordaram os seus queridos, reconhecendo suas importâncias como chefes de família, homens públicos e escritores comprometidos em tornarem o mundo melhor através de longas décadas de vidas – uma vez que ambos partiram com 92 anos de idade. Também diversos amigos usaram da palavra para suas deferências elogiosas.

O evento foi filmado pelo sr. Vilarci, que já registrou diversas outras cerimônias – profissional contratado pelo acadêmico Pio Furtado, com o propósito de registrar uma profunda "memória" da ARL –, possibilitando que tais filmagens sejam aproveitadas para, uma vez editadas, serem apresentadas pela TVE em parceria com a ARL.

Estiveram presentes os acadêmicos Antônio Carlos Côrtes, José Eduardo Degrazia, José Nedel, Pio Furtado, Rafael Bán Jacobsen, Roberto Schmitt-Prym, Rossyr Berny (apresentador dos panegíricos), e Zélia Sampaio. Muitos colegas acadêmicos lamentaram a impossibilidade de suas presenças.

Agradecemos a todos pela presença e/ou manifestação.

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 4

Gaspar Silveira Martins

Gaspar Silveira Martins nasceu em Aceguá, município de Bagé, em 5 de agosto de 1835, filho de Carlos Silveira de Moraes Ramos e Maria Joaquina das Dores Martins. Foi alfabetizado em Cerro Largo no Uruguai e, já no Brasil, freqüentou em Pelotas o curso de latim do Prof. Antônio José Domingues. No Rio de Janeiro, cursou Humanidades com o Prof. Vitorio da Costa. Em Recife foi aprovado no curso de Direito, mas acabou concluindo o mesmo no Rio de Janeiro, onde, após a formatura, assumiu o cargo de juiz municipal. Foi deputado provincial no Rio Grande do Sul e Senador pelo mesmo Estado em 1880....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo