NOTÍCIAS

Noite de Premiação na Academia Rio-Grandense de Letras

14 de dezembro de 2023

Na noite memorável desta quarta-feira 13 – no Auditório da Livraria Cultura, do Shopping Bourbon Country de Porto Alegre –, aconteceu a entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras aos vencedores das oito categorias.

O evento confirmou a importância de tal premiação como uma das mais importantes do Estado gaúcho.

A consagrada jornalista Tânia Carvalho foi a apresentadora do encontro. 

O presidente Airton Ortiz destacou os 122 anos de fundação da ARL e todos os importantes projetos que esta vem desenvolvendo em favor do livro – e da leitura em geral no Rio Grande do Sul –, sempre com o decisivo apoio do Grupo Zaffari.

O auditório praticamente lotado testemunhou a consagração da arte de escrever, com o destaque de uma premiação de importância nacional.

 

Os Vencedores

  • Troféu Alcides Maya (Romance): “Ele se chama Rodolfo”, de Julia Dantas – DBA;
  • Troféu Simões Lopes Neto (Narrativa curta): “Mamãe trabalhava à noite”, de Emir Rossoni – Bestiário;
  • Troféu Apolinário Porto Alegre (Crônicas): “27 anos de jornalismo...”, de Mariana Bertolucci – Bá;
  • Troféu Alceu Wamosy (Poesia): “Paragens”, de Patrícia Amaral Borde – Bestiário;
  • Troféu Félix da Cunha (Arte dramática): “A mulher arrastada”, de Diones Camargo – Cobogó;
  • Troféu Carlos Urbim (Literatura para a infância): “A araucária e a gralha azul”, de Maurício Vem Tánh Salvador, Ana Fonseca e Mauren Veras – FM;
  • Troféu Dyonélio Machado (Melhor tese ou dissertação sobre literatura sul-rio-grandense): “A crônica de duas cidades: Saudade e melancolia na escrita de Aquiles (sobre) Porto Alegre (1912 1925)”, de Henrique Perin – PUCRS;

 

Homenagens Especiais

A destacada escritora e jornalista Cíntia Moscovich recebeu o Troféu Escritora do Ano, possuindo vasta e consagrada obra literária.

Também o ex-Governador Alceu Collares recebeu merecida homenagem da Academia Rio-Grandense de Letras por, durante seu governo, realizar a doação da Sede de nossa entidade, na Rua dos Andradas, 1234, 10º andar, Porto Alegre. O governador foi representado por nosso colega acadêmico Antônio Carlos Côrtes, que em seu nome recebeu o lindo troféu da Academia.

 

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 3

Felix da Cunha

Félix Xavier da Cunha nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 16 de setembro de 1833, filho de Francisco Xavier da Cunha e Maria Quitéria de Castro e Cunha. Era irmão de Francisco Xavier da Cunha. Cursou humanidades no Colégio Dom Pedro II no Rio de Janeiro de 1843 a 1848. Formou-se bacharel em Direito em São Paulo no ano de 1854. Após a formatura, mudou-se para Porto Alegre, exercendo a advocacia a partir de 1955.

Como jornalista, dirigiu em Porto Alegre O Propagandista e O Mercantil. Em 1861 fundou O Guaíba. Além das atividades ligadas à advocacia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo