VÍDEOS

Antônio Carlos Côrtes toma Posse na Academia Rio-Grandense de Letras (30/03/2023)

30 de março de 2023

     O escritor Antônio Carlos Cortês foi empossado anteontem, 28 de abril, na Cadeira 11 da Academia Rio-grandense de Letras, em ato solene realizado no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado.

     Ele é advogado, radialista, escritor e psicanalista. Nasceu na Colônia Africana em Porto Alegre em 26.12.1948. Seu pai Egydio Ribeiro Côrtes era servidor público e sua mãe Isolina dos Santos Cortes lavadeira.

     Escreve sobre seus irmãos negros há mais de 50 anos. Em 1970/71 integrou o quilombismo e junto de Ilmo Silva, Luiz Paulo Assis Santos, Oliveira da Silveira, Jorge Antônio dos Santos e Vilmar Nunes o Grupo Palmares, fonte do Dia Nacional da Consciência Negra. Ele, junto aos dois últimos nomeados eram oriundos do Teatro da Sociedade Floresta Aurora entidade que completa 150 anos de atividade

     Colaborou em diversas publicações de livros sobre ancestralidade negra.

     Seu primeiro livro só foi publicado em 2014. " Bailarina do Sinal Fechado".

     Depois escreveu " Rua da Praia 40.o" em parceria com Luiz Armando Vaz.

     Adiante a obra foi "Degraus da Vida".

     Mas seu livro mais conhecido é " Alma do Carnaval no Espelho: Pesquisa Psicanalítica".

     O olhar atento da Academia Rio-Grandense de Letras sobre suas obras e trajetória o conduziram a ocupar a Cadeira 11 do sodalício.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 20

João Simões Lopes Neto

João Simões Lopes Neto, descendente da nobre linhagem patrícia chefiada por seu avô, o Visconde da Graça, nasceu em uma estância situada nos arredores de Pelotas, em 09 de fevereiro de 1865, tendo como pais Catão Bonifácio Simões Lopes e Teresa de Freitas Lopes. A formação escolar de Simões Lopes completou-se no Rio de Janeiro, onde esteve matriculado, a partir de 1878, no famoso Colégio Abílio, dirigido pelo Barão de Macaú-bas, mais tarde retratado por Raul Pompéia como o Aristarco de O Ateneu. Em 1880 iniciou o Curso...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo