NOTÍCIAS
Rio Pardo recebeu I Seminário Literatura e (seus) Temas Contemporâneos
04 de dezembro de 2025
Centro Regional de Cultura foi palco do Seminário de Literatura, teve a sua primeira edição realizada na sexta-feira (28), em Rio Pardo.
O Centro Regional de Cultura de Rio Pardo foi palco, na sexta-feira, 28 de novembro, do I Seminário Literatura e (seus) Temas Contemporâneos, evento que reuniu escritores, pesquisadores, professores, representantes de instituições culturais e o público interessado em refletir sobre os caminhos da produção literária no Brasil contemporâneo. A programação contou com mesas temáticas, apresentações culturais, visita guiada e lançamento de livro.
Promovido pela Academia Rio-grandense de Letras (ARL) com organização e coordenação da Prof. Dra. Marlis Silveira, o seminário nasceu com caráter bienal, com o propósito de estimular o diálogo entre diferentes áreas da cultura e fortalecer a relação entre literatura, sociedade e políticas públicas. O encontro contou com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Pardo, Secretaria de Turismo e Cultura, Centro Regional de Cultura, Unisc e entidades culturais.
Abertura e primeira mesa de debates
A programação iniciou com apresentação cultural de Neco Machado, seguida da mesa oficial de abertura.
A Primeira Mesa – Literatura Negra e Literatura Indígena, com temas que aprofundam a diversidade literária brasileira.
Participaram:
Antônio Carlos Côrtes (ARL/RS), com “Grupo Palmares: Inverso da história”;
Gerônimo Franco (UFRGS/RS), com “Literatura indígena: perspectivas e desafios”.
A coordenação é de José Eduardo Degrazia (ARL/RS).
A Segunda Mesa – Literaturas, que reúne quatro abordagens distintas sobre a atuação de autores e os desafios do setor:
“Memória crítica e empatia ambiental” – José Alberto Wenzel (ARL/RS);
“O desafio dos direitos autorais frente ao avanço tecnológico” – Ilana Jardim (Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais / Ministério da Cultura);
“A presença da autoria feminina na literatura sul-rio-grandense: tendências estéticas e temáticas” – Rafael Guimarães (Unisc/RS);
“A literatura da autoria feminina” – Cíntia Moscovich (ARL/RS).
A coordenação da mesa foi de Roberto Schmitt-Prym (ARL/RS).
Visita guiada e confraternização
Às 17h, o público participou de uma visita guiada pela Rua da Ladeira, um dos pontos históricos mais tradicionais da cidade. Em seguida, houve confraternização no Seu Domingos – Gastronomia e História, com “chá com sonho”.
Lançamento de livro e programação cultural
O seminário teve ainda o lançamento da obra “Um rio de memórias – Considerações acerca da Literatura”, organizada por Marli Silveira e Ruben Daniel Méndez Castiglioni, publicada pela Editora Bestiário / Gazeta. O livro reúne ensaios de autores e intelectuais que dialogam com a proposta do evento.
O encerramento discutiu os desafios contemporâneos da literatura com a Terceira Mesa – "Os desafios da Literatura, trazendo reflexões sobre o papel da literatura diante das transformações sociais e culturais do tempo presente".
Participaram:
Marli Silveira (ARL/RS), com “O que pode a Literatura”;
Sergius Gonzaga (ARL/RS), com “O que pode a Literatura contra as tormentas do mundo”.





ANTERIOR
VER MAPA