NOTÍCIAS

A Academia ganha um admirável reforço em suas fileiras literárias

04 de dezembro de 2025

     O consagrado professor, escritor e intelectual Sergius Gonzaga, no memorável 15 de novembro passado tomou posse na Cadeira 35 de nosso sodalício, a qual tem por Patrono o escritor Roque Callage.

     Foi um momento ímpar na história dos 124 anos da ARL, o qual, em seu precioso discurso, declarou-se honrado com tal escolha e posse.

     De outra parte, um de seus milhares de alunos a quem foi verdadeiro exemplo ao longo de sua longa carreira de mestre, foi o seus Paraninfo, o acadêmico Rossyr Berny. Este, emocionado, traçou sua magnífica trajetória profissional e humana.

     O agradecido aluno, prestes a completar seus 50 anos de Literatura, relembrou:

     “Por recomendação do professor – que realizou a leitura crítica de 150 poemas meus, inéditos, reduzindo-os a 90 textos de seu completo agrado – fui em busca do Prefácio do grande poeta Mario Quintana, para meu primeiro livro, Homem-autômato. Era outubro de 1974. (Sergius Gonzaga ainda não era professor universitário). Dois anos se passaram para que o pobre poeta, arduamente reunisse dinheiro para o custo gráfico do livro, enfim publicado em setembro de 1976.” (Clique aqui para ler o discurso do paraninfo)

     Também estavam presentes, Ruben Daniel Méndez Castiglioni e Cintia Moscovich, ambos acadêmicos e ex-alunos de Sergius Gonzaga.

     E, dessa maneira, são inúmeros os seus alunos que, ao exemplo do mestre Sergius, seguiram a carreira literária.

     Logo disponibilizaremos o texto com o discurso do novo acadêmico Sergius Gonzaga, o qual deixará nossa Academia Rio-Grandense de Letras ainda mais relevante por seu trabalho, como a entidade cultural mais antiga do Rio Grande do Sul.

 

Rossyr Berny
Jornalista Reg. MTb 4747

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 35

Roque Callage

Roque Oliveira Callage nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul em 15 de março de 1888, filho de Luís Callage e Maria Oliveira Callage. Estudou apenas o primário cm sua cidade natal. Foi de 1902 a 1907 caixeiro da cooperativa da VFGRS de Santa Maria. Foi, ainda, professor particular em Santa Maria no ano de 1907.

No jornalismo, redigiu O Combatente, O Estado e fundou e diri-giu as revistas O Boêmio, em 1911, e O Estudante, em Santa Maria, lim São Gabriel foi funcionário da Intendência Municipal, diretor do Diário da Tarde de...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo