NOTÍCIAS

Nota de falecimento do Acadêmico Heino Willy Kude (20/05/2022)

21 de maio de 2022

A Academia Rio-Grandense de Letras tem o pesar de comunicar o falecimento do escritor Heino Willy Kude, titular da Cadeira 17. O acadêmico faleceu nesta sexta-feira, dia 20 de maio de 2022, em Porto Alegre, aos 92 anos de idade.

Heino Willy Kude nasceu em Porto Alegre em 26 de abril de 1930 e passou parte da infância e da juventude na Alemanha. De volta à terra natal, formou-se em engenharia e trabalhou na Rede Ferroviária Federal. 

Passou a se dedicar integralmente à literatura após a aposentadoria, apesar de escrever desde os treze anos de idade. Apesar de começar a publicar tradiamente, Heino Willy Kude trouxe à luz uma obra caudalosa, com mais de trinta livros nos mais diversos gêneros: crônica, ensaio, memória, romance e texto dramático. 

Na Academia Rio-Grandense de Letras, exerceu o cargo de Secretário sob as presidências de Francisco Pereira Rodrigues e Sérgio Augusto Pereira de Borja. Será lembrado como um confrade afável, talentoso e intensamente dedicado ao sodalício. 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 20

João Simões Lopes Neto

João Simões Lopes Neto, descendente da nobre linhagem patrícia chefiada por seu avô, o Visconde da Graça, nasceu em uma estância situada nos arredores de Pelotas, em 09 de fevereiro de 1865, tendo como pais Catão Bonifácio Simões Lopes e Teresa de Freitas Lopes. A formação escolar de Simões Lopes completou-se no Rio de Janeiro, onde esteve matriculado, a partir de 1878, no famoso Colégio Abílio, dirigido pelo Barão de Macaú-bas, mais tarde retratado por Raul Pompéia como o Aristarco de O Ateneu. Em 1880 iniciou o Curso...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo