NOTÍCIAS

Entrega do Prêmio Mozart Pereira Soares e da Medalha Mario Quintana (18/04)

16 de abril de 2022

A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) convida para a solenidade de entrega do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura, dia 18 de abril, às 18h30, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado. A premiação tem como objetivo destacar jovens autores (até 35 anos de idade) que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional. Ademais, tem como objetivo também homenagear o veterinário, professor, historiador, advogado e escritor Mozart Pereira Soares (1915-2006), que foi o primeiro professor de fisiologia da Faculdade de Medicina de Santa Maria, diretor da Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRGS e vice-reitor desta mesma universidade, além de membro da Academia Rio-Grandense de Letras.
Serão premiadas seis categorias: Poesia, Literatura Infantil, Narrativa Curta, narrativa Longa, Crônica e Texto Dramático. O vencedor de cada uma das categorias será revelado nesta ocasião e receberá o troféu criado pelo artista André Venzon e a quantia de 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais). Participaram do júri os acadêmicos José Eduardo Degrazia, Élvio Vargas, Colmar Duarte, Alcy Cheuiche, Airton Ortiz, Marô Barbieri, Maria da Glória Jesus de Oliveira e Rafael Bán Jacobsen.
Na mesma oportunidade, a AABPE entregará a Medalha Mario Quintana, sua máxima distinção, para o acadêmico Luiz Osvaldo Leite. Também receberão a honraria: Carlos Jorge Appel, Sérgio da Costa Franco e Elvio Funck. A Medalha Mario Quintana é outorgada a intelectuais escolhidos pela diretoria da AABPE em reconhecimento ao conjunto da sua obra e das suas contribuições para a cultura. 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 11

Pe. Carlos Teschauer SJ

(por Luís Alberto Cibils)

Cientista de projeção internacional, cujos, trabalhos também são estudados em Universidades. Esse nome patronímico surgiu na Antiga Academia Sul-Rio-Grandense de Letras, sendo então ocupante Tiago Mateus Würsth, nascido na Alemanha, o qual depois de ter se destacado entre nós como educador, veio a falecer em 1979. Com a unificação das Academias em 1914, a cadeira conservou-se com o mesmo patrono, número e titular.

Foi seu sucessor Antônio Carlos Machado, nascido a 27.12.1916, em Santiago. Formou-se em Direito, como...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo