NOTÍCIAS

Antônio Carlos Côrtes é eleito para a Cadeira 11 da Academia Rio-Grandense de Letras

20 de outubro de 2022

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, dia 20 de outubro de 2022, os membros da Academia Rio-Grandense de Letras elegeram Antônio Carlos Côrtes como novo ocupante da Cadeira 11. A data da posse será divulgada em breve. 
Antônio Carlos Côrtes foi funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul – por 26 anos. Advogado militante, com atuação nas áreas de direito civil e criminalista, foi também secretário-geral da Junta Comercial do Rio Grande do Sul – Jucergs –, bem como foi assessor superior da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Côrtes foi apresentador, repórter, produtor e comentarista em diversos veículos de rádio e TV, tais como:TV Guaíba, Rádio Princesa, Rádio Farroupilha, RBS TV, TV Educativa de Porto Alegre – TVE. Rádio e TV Bandeirantes de Porto Alegre, Rádio Metrô FM e Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Antônio Carlos Côrtes foi membro fundador do Grupo de Pesquisas Palmares, em 1971, que implementou a data de 20 de novembro na comunidade negra, realçando a importância de Zumbi, iniciativa adotada nacionalmente. Em duas oportunidades, integrou e pressidiu o Conselho Estadual de Culltura. É autor dos livros "Bailarina do Sinal Fechado", "Rua da Praia 40⁰" e  "Degraus da Vida". 
 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 29

José Carlos de Souza Lobo

José Carlos de Souza Lobo nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 11 de outubro de 1875, filho de José Teodoro de Souza Lobo e Rita da Graça Lobo. Estudou na Colégio Rio-Grandense de Porto Alegre. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1904. Foi funcionário da diretoria da Instrução Pública do Rio Grande do Sul e advogado da Justiça Militar, em Porto Alegre.

No meio jornalístico, José Carlos Lobo foi diretor do Correio Mercantil e, em Porto Alegre, foi redator...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo