NOTÍCIAS

Palestra de Rafael Bán Jacobsen no Projeto Quinta às 5

26 de maio de 2023

     Nossa Academia realizou com sucesso o segundo momento do Projeto Quinta às 5, Ciclo Cadeira 41. Excelente palestra do acadêmico e ex-presidente Rafael Bán Jacobsen.

     Discorreu sobre a vida e a obra do consagrado escritor Moacyr Scliar. Por mais de hora encantou a todos, especialista e amigo pessoal que fora do grande intelectual, com merecido reconhecimento à sua rica e variada obra literária.

     Livro por livro foi realizando um passeio pela criação literária, destacando os temas, paralelamente à vida do destacado médico, o qual deixou, em diversas áreas, sua presença marcante e imortal, como médico, escritor e cidadão.

     Importante frisar que tal Projeto contempla com estudos alguns nomes da literatura do Rio Grande do Sul que, por uma razão ou outra, não ingressaram em nossa Academia de Letras.

     Felicitações ao reconhecido acadêmico e professor da UFRGS, Rafael Bán Jacobson.

     A palestra de abertura do Ciclo de estudos do ano coube ao acadêmico, poeta e jornalista Rossyr Berny.

     Fica a lembrança para que todos compareçam à sede da Academia para um novo encontro, desta vez, com o renomado acadêmico Alcy Cheuiche, o qual discorrerá sobre a obra do imorredouro escritor de O Tempo e o Vento, Erico Verissimo, dia 22 do próximo mês de junho.

     Esperamos a todos!

     Ao final do evento foram prestadas homenagens aos confrades e confreiras, aniversariantes deste de maio/2023 – entre eles o palestrante Rafael Bán –, com abraços, tortas e um bom café.

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 27

Aníbal Teófilo

Aníbal Teófilo da Silva nasceu em Humaitá, no Paraguai, em 21 de julho de 1873. Seu pai, um oficial gaúcho do Exército Brasileiro servia no Paraguai e ali residia com a esposa quando o bebê Aníbal nasceu.

Jornalista e boêmio era conhecido por seu temperamento versátil. Residiu em diversos estados do Brasil e em Portugal. Foi redator da Careta a partir de 1908 no Rio de Janeiro. Poeta de Rimas, livro de poesias publicado em 1911, Aníbal Teófilo foi assassinado por Gilberto Amado em 19 de junho de 1915.

Gilberto Amado era membro da...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo