NOTÍCIAS

EDITAL DE ABERTURA DO PERÍODO PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS À CADEIRA 32

19 de maio de 2023

     Em atendimento ao Art.4 do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras, Airton Ortiz, presidente do sodalício, publica o presente edital de abertura do período para inscrição de candidatos à Cadeira 32 da Academia, cujo patrono é o escritor Pedro Velho.

     São requisitos para a inscrição:

  1. Nascer no Rio Grande do Sul ou residir no Estado há dez anos, no mínimo.
  2. Idoneidade moral e conduta social e associativa ilibadas.
  3. Notabilizar-se por sua obra intelectual.
  4. Disponibilidade de tempo e saúde para participar das atividades da Academia.
  5. Conhecer o Estatuto e o Regimento Interno da Academia (disponível no site arl.org.br).
  6. Apresentar pedido de ingresso, indicando dados da sua identidade: nome completo, filiação, data de nascimento, profissão, endereço, telefone e e-mail ou similar, além de curriculum vitae, relação dos seus títulos e lista das suas obras publicadas, com respectivas resenhas.

     No tocante ao requisito 5, é de particular importância que o candidato conheça os deveres do acadêmico, estabelecidos no Art.10 do Estatuto.

     No tocante ao requisito 6, cumpre destacar que o pedido de ingresso deve ser encaminhado por carta remetida ao endereço da Academia Rio-Grandense de Letras (Rua dos Andradas 1234 / 1002, CEP 90020-008, Porto Alegre - RS). A carta pode ser enviada pelo correio ou entregue na portaria do prédio da sede da Academia. Na carta, além dos dados acima especificados, o candidato deve manifestar claramente seu desejo de concorrer à eleição para a Cadeira 32 e declarar conhecimento do Estatuto e do Regimento da Academia Rio-Grandense de Letras.

     O prazo de inscrição encerra no dia 20 de junho de 2023 e a eleição será no dia 29 de junho do mesmo mês.

Porto Alegre, 19 de maio de 2023.

 

Airton Ortiz
Presidente

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 22

Juvenal Octaviano Miller

(por Sérgio Augusto Pereira de Borja)

O Engenheiro Major Juvenal Octaviano Miller, patrono da Cadeira n° 22 da Academia Rio-Grandense de Letras, foi Deputado Estadual, Deputado Federal e Vice-Presidente do Estado do Rio Grande do Sul. Nascido em 13/10/1866 na cidade de Rio Grande em 1881 inscreveu-se como voluntário no 17° Batalhão. Em 1882 foi admitido no curso de Engenharia Militar estudando na Escola Militar do Rio Grande do Sul. Lutando pela República fundou o Jornal A DENUNCIA sendo que fazendo propaganda da Abolição e da República, em virtude de ter escrito carta em solidariedade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo