NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: eleição de novo acadêmico (18/05)

16 de maio de 2023

      Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a)

      Encerrou-se, no dia 15 de maio de 2023, o prazo para inscrição de candidaturas à Cadeira 03 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono é Felix da Cunha.

      Divulgamos de pronto a lista de candidatos, a fim de que os acadêmicos possam, desde já, começar a refletir sobre seu voto neste que é um dos momentos mais importantes da vivência em nosso sodalício. Eis a nominata dos candidatos, em ordem alfabética:

  1. Bernadete Saidelles
  2. Darci Cunha
  3. Iva da Silva
  4. Mario Augusto Pool
  5. Roberto Schmitt-Prym

      Os documentos enviados pelos candidatos, cartas de apresentação e currículos, foram remetidos a todos os acadêmicos privadamente.

      Ante o exposto, a Diretoria da Academia Rio-Grandense de Letras ora convoca assembleia geral, a ser realizada no dia 18 de maio, quinta-feira, em primeira chamada às 15h45min e em segunda e última chamada às 16h. A assembleia será realizada em formato híbrido, com possibilidade de presença in loco, na sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002), ou de participação por videoconferência.

      Relembramos que o processo eleitoral seguirá as regras do Estatuto e do Regimento, que foram recentemente revisados e atualizados. Em especial, destacamos que, de acordo com o artigo 23 do Regimento, podem votar todos os acadêmicos que estejam em dia com suas obrigações estatutárias e que, caso não se encontrem na sede da Academia no momento da eleição, estejam na plataforma digital, com voz e/ou imagem no momento de proferir seu voto, sendo vedado substituir sua manifestação por meio de telefone, e-mail ou outro tipo de mídia ou rede social. Ademais, o voto será secreto no caso daqueles reunidos em local físico; no caso de uso de plataforma digital, o voto será de viva voz ou pela exibição do voto por escrito na tela da plataforma digital, perdendo, portanto, o caráter secreto.

Airton Ortiz
Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo