NOTÍCIAS

A escritora Marli Silveira foi eleita para a Academia Rio-Grandense de Letras.

16 de março de 2023

     A escritora Marli Silveira, de Santa Cruz do Sul, foi eleita para a Academia Rio-grandense de Letras no último dia 9 de março, onde ocupará a Cadeira 13, cujo patrono é Carlos Alberto Miller.

      Marli Silveira (Marli Teresinha Silva da Silveira) é natural de Santa Cruz do Sul. Mestre em Filosofia (UFSM), Doutora em Educação (UPF) e atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral em Letras na Universidade de Santa Cruz do Sul. Poeta, escritora, ensaísta e filósofa, com vários livros publicados. Autora de artigos e trabalhos acadêmicos. Organizadora e autora de obras literárias, biografias e obras coletivas. Foi secretária e coordenadora de Cultura de Vera Cruz (2005 a 2008, 2014 a 2015), Coordenadora de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (2009-2012). Sua dedicação à cultura e à literatura tornou seu trabalho reconhecido, recebendo prêmios por iniciativas e projetos que têm como foco o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso e a promoção da diversidade cultural e literária, entre os quais o Prêmio VIVALEITURA 2016 (MinC, MEC e OEI) e o  Prêmio Trajetórias Culturais — Mestra Sirley Amaro na Categoria Diversidade Linguística, Livro, Leitura e Literatura 2021. Integra a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, a Casa do Poeta Rio-Grandense  (CAPORI), a Associação Santa-cruzense de Escritores e a Associação Gaúcha de Escritores/AGES).

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 34

Fernando Osório Filho

Fernando Luís Osório Filho nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 03 de novembro de 1886, filho de Fer-nando Luís Osório e Ernestina de Assunção Osório. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade Livre de Direito no Rio de Janeiro, em 1910. Exerceu a advocacia em sua cidade natal. Foi catedrático de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito de Pelotas. Fundou e dirigiu a Academia de Comércio de Pelotas.

Foi professor do Ginásio Pelotense, diretor da Escola de Artes e Ofícios de Pelotas e presidente...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo