VÍDEOS

Uma vida em versos - Conversa com Carlos Nejar (19/04/2022)

19 de abril de 2022

No dia 19/04/2022, às 18h, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado apresentou a live "Uma vida em versos", no YouTube da Biblioteca Pública, com coordenação de Gilberto Schwartsmann, presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública, e do acadêmico Rafael Bán Jacobsen, secretário da Associação.
Nesta conversa, o poeta, tradutor, ficcionista, crítico literário e imortal da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar, fez uma reflexão sobre sua vida e sua obra, trazendo à cena sua visão de mundo marcada por profundas dicotomias literárias, tais como o lírico e o dramático, o regional e o universal, o telúrico e o cósmico.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 5

Bernardo Taveira Júnior

(por Amir Feijó Pereira)

Bernardo Taveira Júnior nasceu em Rio Grande a 5 de julho de 1836 e faleceu na cidade de Pelotas aos 19 de setembro de 1892. Completou os preparatórios em São Paulo para onde se transferiu com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito; faltando-lhe recursos, voltou para a província. Durante toda sua vida exerceu o magistério, chegando a fundar uma escola em São Gabriel, onde viveu por quatro anos. Após, regressou a Pelotas para continuar exercendo a mesma profissão até seus últimos dias.

Em Pelotas exerceu o magistério...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo