VÍDEOS

Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia

01 de dezembro de 2021

No dia 01/12/2021, às 18h30min, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, ocorreu a Sessão Solene em Homenagem aos 120 Anos da Academia Rio-Grandense de Letras.  O evento, que contou com a presença de autoridades da área do livro e da literatura, foi abrilhantado pela palestra do acadêmico José Carlos Laitano, tratando do contexto cultural e social da fundação da Academia, e pelo lançamento de publicação alusiva à história da instituição. Na mesma oportunidade, foram anunciados os livros finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras e o nome do autor homenageado com o Troféu Escritor do Ano.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo