NOTÍCIAS

Presidente Ortiz dá posse à nova diretoria ALIVAT

14 de março de 2023

             O presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, escritor Airton Ortiz (cadeira 14), deu posse ao novo presidente da ALIVAT (Academia Literária do Vale do alto Taquari), escritor Marcos Bastiani. O evento ocorreu no último dia 2 de março, na Câmara de Vereadores de Lajeado, cidade sede da academia. Estiveram presentes, entre várias autoridades da região, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, e o ex-presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, editor Joque Jacoby. Em seus pronunciamento o presidente Airton Ortiz destacou a importância da leitura na formação dos jovens, pois o livro é a única mídia em que os assuntos são abordados com a necessária profundidade. Além disso, quem lê aprende a pensar, ferramenta indispensável para sobreviver em um mundo cada vez mais complexo.

arlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo