NOTÍCIAS

Perfecto Cuadrado é novo Sócio Correspondente da Academia

17 de setembro de 2016


Na reunião do dia 15 de setembro de 2016, os membros da Academia Rio-Grandense de Letras elegeram o professor Perfecto Cuadrado como novo Sócio Correspondente do sodalício.
O Prof. Perfecto Cuadrado Fernández graduou-se em Filologia Românica pela Universidade de Salamanca; é doutor em Filosofia Hispânica, catedrático de Filologia Gallega e Portuguesa na Universidade de les Illes Balears, decano da Faculdade de Filosofia e Letras da mesma Universidade (1995-2004), coordenador de pós-graduação em Humanidades e Ciências Sociais (desde 2009), diretor de Doutorado em Línguas e Literatura, coordenador do Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda (Portugal). É também presidente da Associação de Lusitanistas do Estado Espanhol. Além dessas atividades, faz parte do grupo de investigação internacional intitulado "O Surrealismo e seus diálogos com a modernidade: aproximações interdisciplinares (Universidade Federal de Rio Grande do Sul).
Tem obra consistente publicada nas áreas de Surrealismo e Modernismo Português, Literatura Portuguesa dos séculos XVII – XIX e XX e estudos relacionados com  o poeta Fernando Pessoa. Em reconhecimento pela sua obra de aproximação cultura e científica entre Espanha e Portugal, em 2009 foi agraciado com II Prêmio Luso-Espanho de Arte e Cultura, atribuído pelos Ministérios da Cultura Português e Espanhol. Foi também Cônsul Honorário de Portugal em Palma de Mallorca.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 27

Aníbal Teófilo

Aníbal Teófilo da Silva nasceu em Humaitá, no Paraguai, em 21 de julho de 1873. Seu pai, um oficial gaúcho do Exército Brasileiro servia no Paraguai e ali residia com a esposa quando o bebê Aníbal nasceu.

Jornalista e boêmio era conhecido por seu temperamento versátil. Residiu em diversos estados do Brasil e em Portugal. Foi redator da Careta a partir de 1908 no Rio de Janeiro. Poeta de Rimas, livro de poesias publicado em 1911, Aníbal Teófilo foi assassinado por Gilberto Amado em 19 de junho de 1915.

Gilberto Amado era membro da...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo