NOTÍCIAS

IEL e Academia promovem palestras nos "Sábados Literários"

12 de agosto de 2017


No dia 19 de agosto, a partir das 10h, será realizada na sede do Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318) a palestra "A estética da linguagem na literatura contemporânea", com o escritor Airton Ortiz. O evento, com entrada franca, será o primeiro da série 2017 dos Sábados Literários, uma parceria do IEL com a Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). Confira abaixo a ementa da palestra e o cronograma dos demais encontros dos Sábados Literários:
 
19/08 - "A estética da linguagem na literatura contemporânea", com Airton Ortiz
Nesta palestra, será debatida a relação dos artistas (em particular, dos escritores) com o seu tempo, destacando características de linguagem às quais um autor deve estar atento se quiser estabelecer comunicação direta com o público de hoje, entre as quais: a visualidade, a velocidade, a fragmentação, a interatividade etc.
 
Encontros seguintes dos Sábados Literários:
 
26/08 - "60 anos do livro 'México', de Erico Verissimo", com Alcy Cheuiche
 
02/09 - "80 anos do Estado Novo e o bloco constitucional-social do Brasil", com Sérgio Augusto Pereira de Borja
 
16/09 - "90 anos de 'O lobo da estepe', de Hermann Hesse", com Avelino Alexandre Collet e Rafael Bán Jacobsen
 
------
 
Sábados Literários 
Palestra "A estética da linguagem na literatura contemporânea", com Airton Ortiz
Dia 19 de agosto (sábado), a partir das 10h
Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318)
Entrada Franca
 
 
 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 39

Francisco Ricardo

(por Francisco Pereira Rodrigues)

1º Retrospecto histórico:

Em 1º de dezembro de 1901, é fundada a Academia Rio-Grandense de Letras. Em 10 de abril de 1910, é criada a Academia de Letras do Rio Grande do Sul por egressos da Academia Rio-Grandense de Letras.

Em 20 de outubro de 1932, é fundado o Instituto Rio-Grandense de Letras. Entre os seus componentes figura Dario de Bitencourt, que, apaixonado pela literatura de Francisco Ricardo, resolve homenageá-lo como Patrono de sua Cadeira.

Em 1934, João Maia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo