NOTÍCIAS

Escritora Patrícia Langlois é eleita para a Academia Rio-grandense de Letras

23 de novembro de 2023

A escritora, artista plástica e ilustradora de livros infantis Patrícia Langlois foi eleita para a Academia Rio-Grandense de Letras. Ela disputou a vaga com outros 12 escritores que se inscreveram atendendo ao edital publicado pela ARL. A autora ocupará a Cadeira 4, cujo Patrono é o escritor Gaspar Silveira Martins.

A porto-alegrense é gestora cultural e foi diretora do Instituto Estadual do Livro por 8 anos. Em Abril de 2023 recebeu o Prêmio  Amiga do Livro da Câmara Rio-Grandense  do Livro pela sua trajetória como gestora cultural no Setor do Livro, Leitura e Literatura.  Em outubro deste mesmo ano, recebeu homenagem  do Colegiado Setorial do Livro pela sua dedicação  ao Setor do Livro. Sua carreira na área da literatura iniciou a partir de seu trabalho como ilustradora. Posteriormente começou a escrever e ao todo tem participação em vinte e cinco obras e já  vendeu mais de 38.000 livros para a infância.

Para o escritor Airton Ortiz, presidente da Academia, a eleição da nova imortal aumenta a representatividade da literatura infantil no Sodalício, além de ser mulher, o que é muito bom para a diversidade cultural da Instituição. 

Patrícia Langlois tomará posse dia 16 de dezembro, às 10h30, no auditório da Livraria Cultura no Bourbon Country.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 22

Juvenal Octaviano Miller

(por Sérgio Augusto Pereira de Borja)

O Engenheiro Major Juvenal Octaviano Miller, patrono da Cadeira n° 22 da Academia Rio-Grandense de Letras, foi Deputado Estadual, Deputado Federal e Vice-Presidente do Estado do Rio Grande do Sul. Nascido em 13/10/1866 na cidade de Rio Grande em 1881 inscreveu-se como voluntário no 17° Batalhão. Em 1882 foi admitido no curso de Engenharia Militar estudando na Escola Militar do Rio Grande do Sul. Lutando pela República fundou o Jornal A DENUNCIA sendo que fazendo propaganda da Abolição e da República, em virtude de ter escrito carta em solidariedade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo