NOTÍCIAS

DOCUMENTÁRIO MOSTRA VIDA E OBRA DE ÉRICO VERÍSSIMO

11 de abril de 2025

     O filme "100 LÍRIOS DO ÉRICO", da cineasta e psicanalista Luzimar Stricher, foi exibido ontem, 10/04/25, na sede da Academia Rio-Grandense de Letras, dentro do projeto QUINTA ÀS CINCO - Cinema na Academia.

     A entidade instituiu "2025 - ANO ÉRICO VERÍSSIMO", homenagem que conta com dezenas de atividades na Capital e diversas cidades do interior gaúcho, sempre ressaltando a vida e a obra do grande escritor de "O tempo e o vento", entre outros sucessos.

     A projeção trouxe entrevistas e depoimentos de contemporâneos de Érico, como Flávio Loureiro Chaves, Moacyr Scliar, José Mindlin, Armindo Trevisan e Waldemar Torres – além de filhos do escritor como Luís Fernando, Clarissa, Fernanda e demais familiares.

     A plateia, emocionada pelo magnífico filme, de 2005 – ainda assistiu aos depoimentos de Luzimar Stricher e o amigo pessoal de Érico, o acadêmico Alcy Cheuiche. – Depois de 20 anos, continua atual – reconhece a cineasta.

     Além do PROJETO QUINTA ÀS CINCO - Cinema na Academia (que projetará um documentário por mês sobre escritores gaúchos), temos o projeto QUINTA ÀS CINCO - Érico Veríssimo, com palestras sobre Érico de março a dezembro, a cada segunda quinta-feira do mês. A palestra do mês passado, março, foi proferida pelo professor e crítico literário, Eduardo Jablonski. Houve transmissão ao vivo, com centenas de espectadores, podendo ser assistida pelo endereço:

https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1661356178086867&rdid=icgShmT6fKmjGqsx

A atividade de ontem está disponível pelo link:

https://www.facebook.com/share/v/165nCT3KSo/

     Em um próximo comunicado estaremos anunciando novas atividades acadêmicas e sobre “2025 - Ano Érico Veríssimo.”.

   Rossyr Berny - jornalista Mtb 4747
   Texto e fotos

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo