NOTÍCIAS

Corona Vírus e Gripe Espanhola: texto de Waldomiro Manfroi

24 de março de 2020

Neste período em que a COVID-19 se espalha pelo Rio Grande do Sul, impondo quarentena a milhões de gaúchos, resgatamos um texto do acadêmico Waldomiro Manfroi, ocupante da Cadeira 30 da Academia Rio-Grandense de Letras e da Cadeira 58 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, que traça um panorama da sociedade porto-alegrense em 1918, por ocasião da chegada da Gripe Espanhola à cidade. 

O texto é um trecho do romance "A Saúde dos Ventos", volume 2, da Editora BesouroBox, publicado em 2017 e pode ser lido no link a seguir:

Corona Vírus e Gripe Espanhola de 1918: história que se repete - Waldomiro Manfroi

 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 2

Carlos Von Koseritz

Karl Julius Christian Adalbert Heirich Ferdinand Von Koseritz, no Brasil, assinava-se Carlos Von Koseritz. Nasceu em Dassau, Alemanha, a 3 de fevereiro de 1834 e faleceu em Porto Alegre, em 29 de maio de 1890. Koseritz marcou a produção cultural do Rio Grande do Sul com sua contribuição de cientista, orador, jornalista, historiador, teatrólogo, romancista e político.

Nos tempos conturbados da campanha de unificação da Alemanha, pelo Estado da Prússia, teve que se refugiar num navio que transportava soldados mercenários, chamados de Brummers, destinados a formar a...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo