NOTÍCIAS
Biblioteca Pública Estadual discute O Continente, de Erico Verissimo
23 de abril de 2025
A ARL esteve presente no evento que ocorreu ontem (22/04), no Salão Mourisco da Biblioteca Pública de Porto Alegre.
Dois mil e vinte e cinco foi instituído o ANO ERICO VERISSIMO, quando se marca os 120 anos de seu nascimento e 50 de sua morte. No Estado, diversas entidades culturais, como Academias de Letras, estão desenvolvendo dezenas de atividades referentes ao grande escritor brasileiro, com reconhecimento internacional à sua obra.
A Palestra “Fabiano e a construção do continente” foi apresentada pelo Prof. Dr. Antônio Sanseverino, sob curadoria da acadêmica e escritora Marô Barbieri. Nossa Academia Rio-Grandense de Letras igualmentre esteve representada pelo Vice-presidente de Relações Institucionais, Rossyr Berny.
Sanseverino fez uma análise da construção de “O Continente”, primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.
“Essa obra aborda a formação histórica do Rio Grande do Sul através da saga da família Terra Cambará, representando sete gerações ao longo de 200 anos (1745-1945). Em O “Arquipélago”, terceiro volume da trilogia O Tempo e o Vento, Erico apresenta a formação Floriano Cambará, enquanto escritor, que se completa no retorno a Santa Fé. É a partir do confronto com seu passado e com a figura paterna, Rodrigo Terra Cambará, que Floriano encontra suas raízes. A partir de sua experiência, Floriano recria seu passado e, de certo modo, enfrenta seus mitos fundadores (como Pedro Missioneiro, Ana Terra e Rodrigo Cambará). É preciso mergulhar no passado de sua sociedade para se emancipar no presente. Assim, no fim de sua formação, abre-se o caminho para o início de seu romance”, explica.
Antônio Marcos Vieira Sanseverino é professor titular de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.