NOTÍCIAS

ARL presente em atividades culturais no interior gaúcho

11 de março de 2025

     A atual gestão de nossa ARLETRAS, tendo à frente o presidente Airton Ortiz, investe no propósito de integrar as muitas dezenas de Academias do estado gaúcho.

     Dia 23 do novembro passado, em Santa Cruz do Sul, por recomendação do Congresso Nacional das Academias, foi criado o Fórum Rio-Grandense das Academias de Letras (FORGAL).

     A tarefa de organização e fundação da entidade coube ao confrade Rossyr Berny, vice-presidente de Relações Institucionais da ARL.

     No ato de fundação, foi apresentado o Estatuto e a primeira Diretoria, aprovados na Assembleia Geral do referido evento, com o objetivo de integrar as Academias aos melhores propósitos e projetos culturais.

     Com esta finalidade, o presidente do FORGAL tem comparecido a diversos eventos onde haja atuação das academias interioranas. Neste final de semana, dias 7 e 8 de março, reuniu-se em Gramado e Canela com o presidente executivo e presidente de honra da Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), Marco Antônio Lopes Ferreira e Romeo Ernesto Riegel, além do profícuo encontro com o presidente da Academia de Letras do Vale dos Sinos (ALVALES), escritor Jorge Remi Hansen, além da poeta Aida  Pietzarka. Destaque-se a presença da Associação Literária de Campo Bom, presidida por Éverton Gaide, e, presentes no evento, a vice-presidente, poeta Taila da Silva e Sérgio da Silva, tesoureiro.

     Igualmente, representando a ARL e Forgal, Rossyr Berny esteve com estas entidades no lançamento do belo livro MADALENA: Entre o divino e o terreno, de Madalena Angela Schmidt. Memorável momento cultural na Pousada e SPA Dom Ramon, em Canela, com numeroso público.

     As entidades supracitadas estão igualmente empenhadas em associar-se ao evento instituído por nossa Academia: 2025. ANO ÉRICO VERÍSSIMO, por seus 120 anos de nascimento.

(Rossyr Berny, jornalista Mtb 4747)

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 27

Aníbal Teófilo

Aníbal Teófilo da Silva nasceu em Humaitá, no Paraguai, em 21 de julho de 1873. Seu pai, um oficial gaúcho do Exército Brasileiro servia no Paraguai e ali residia com a esposa quando o bebê Aníbal nasceu.

Jornalista e boêmio era conhecido por seu temperamento versátil. Residiu em diversos estados do Brasil e em Portugal. Foi redator da Careta a partir de 1908 no Rio de Janeiro. Poeta de Rimas, livro de poesias publicado em 1911, Aníbal Teófilo foi assassinado por Gilberto Amado em 19 de junho de 1915.

Gilberto Amado era membro da...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo