NOTÍCIAS

ARL dá posse à escritora Zila Bernd

19 de julho de 2024

A Academia Rio-Grandense de Letras, no seu 123º ano de fundação, deu posse a uma nova acadêmica neste dia 18 de julho de 2024. A professora e escritora Zilá Bernd assumiu a cadeira nº 36, cujo Patrono é Lindolfo Collor.

O local foi a importante Biblioteca Pública de nosso estado, completamente lotada por membros da ARL, além de muitos escritores, amigos, familiares e autoridades.

O secretário Roberto Schmitt Prym abriu a sessão solene e logo o Presidente Airton Ortiz usou da palavra para comunicar e lamentar o falecimento do grande acadêmico, escritor Avelino Collet, ocorrido no recente dia 17, em Porto Alegre. Ocupava a Cadeira nº 21 desde 2007, tendo sido destacado presidente do sodalício entre os anos de 2015 e 2017, o qual deixa uma presença marcante e perene.

Na sequência a empossanda recebeu a Medalha de seu neto, Lorenzo de Lemos Bernd, e o Diploma de seu esposo Bruno Hoppe, e logo faz o juramento acadêmico, recebendo a posse do presidente Airton Ortiz.

A paraninfa, sua confreira Jane Tutikian, discorreu sobre a vida e a obra de sua colega de escrita e também como professoras e doutoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A já acadêmica realizou seu emocionante discurso de posse, repassando os marcantes momentos de sua vida cultural, igualmente destacando a educação e o saber que somente a literatura pode nos legar e engrandecer – ao ponto de tornar-se imortal em uma Academia fundada e atuante desde 1901.

Muito aplaudida por todos, emocionados por sua fala emotiva, também recebeu a deferência dos componentes da mesa de honra: Acadêmico Waldomiro Manfroi, Ana Maria de Souza, diretora da Biblioteca Pública, professoras Carmem Luci da Costa Silva e Jane Tutikian.

Por fim, o Presidente Airton Ortiz usou da palavra para o encerramento da cerimônia de posse de Zilá Bernd, destacando os serviços prestados à educação e cultura pela empossanda. Lembrou-a de ser merecidamente recebida em uma academia mais do que centenária, a qual seus vultos e antigos participantes emprestam seus nomes à ruas, bairros e cidades.

Igualmente trouxe à lembrança de todos a notícia de publicação de milhares de livros pela entidade, além de vários projetos culturais de interesse público.

Além das fotos e vídeos leia o belo discurso da acadêmica empossada.

E a noite fria da quinta-feira deste inverno, na Biblioteca Pública, casa do livro, tornou-se aquecida pelos aplausos à nova acadêmica Zilá Bernd.

                                                    (Jorn. Rossyr Berny. M.Trab.4747)

 

***

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DISCURSO DE POSSE

 

arlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarlarl

Clique aqui e assista ao vídeo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 36

Lindolfo Collor

Lindolfo Collor nasceu em S. Leopoldo, em 4.2.1890 e faleceu no Rio de Janeiro, em 21.10.1942. Era filho de João Boeckel e de Leopoldina Schreiner Boeckel. Sua mãe enviuvou e contraiu novas núpcias. Lindolfo adotou o sobrenome Collor do padrasto.

Lindolfo Collor estudou o primário na Barra do Ribeiro, RS, e o secundário na escola do professor Emílio Meyer, em Porto Alegre. Diplomou-se em Farmácia, em Porto Alegre e na Academia de Altos Estudos Sociais e Econômicos do Rio de Janeiro, em 1922

Em 1908 trabalhou como jornalista em Bagé e depois dirigiu o Correio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo