CÉSAR

ACADÊMICOSQUADRO DE EMÉRITOS

César Alexandre Pereira

César Alexandre Pereira nasceu em Taquari, em 2 de janeiro de 1934.

Diplomado em contabilidade e bancário, foi professor do SENAC e aposentou-se como funcionário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Editou “Carrossel de Cinzas”, em 1960, com poemas líricos e sonetos. Com “Dardos de Ajuste”, 1974, embarca na poesia social com poemas que publicara a partir de 1959, no Correio do Povo, no ritmo épico da geração de 60. Segue-se “Porta de Emergência” (1989), no mesmo sentido. Em 2012, lançou “Caminhos do fruto”.

Foi um dos precursores da poesia concreta e visual, tendo criado o “Poenigma”, em 1965, no caminho das vanguardas da época. Participou de antologias e ganhou prêmios nos gêneros poesia e conto, entre eles o Prêmio Petrobrás (1989). Ministrou oficinas de poesia na Casa de Cultura Mário Quintana e, durante dez anos, participou da diretoria da Associação Gaúcha de Escritores.

Foi membro do Grêmio Literário Castro Alves. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras, ocupando a Cadeira 12. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 10

Aquiles Porto Alegre

(por Leandro Silva Telles)

Nasceu Aquiles Porto Alegre na cidade do Rio Grande, em 29 de março de 1848, vindo menino para esta mui "leal e valorosa" cidade de Porto Alegre, tornando-se poeta, cronista e historiador.

Sua obra "ILUMINURAS" introduziu o "PARNASIANISMO" entre nós, segundo o professor GUILHERMINO CÉSAR. Característica de suas poesias e das crônicas é o "fatalismo", o acontecimento funesto.

Nosso saudoso confrade e amigo, PEDRO LEITE VILLAS-BOAS, menciona em sua magistral...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo