CADEIRA 36

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Zilá Bernd

      Zilá Bernd foi professora e orientadora do PPG Memória Social e Bens Culturais da Universidade LaSalle/ Canoas RS/Brasil. É professora titular aposentada do instituto de Letras da UFRGS e Pesquisadora 1A CNPq. 

      É licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1967), Mestre em Letras pela mesma Universidade (1977) e Doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou seu pós-doutorado na Université de Montréal (Canadá) em 1990. Realizou um estágio sênior na Université Rennes 2 (Haute Bretagne) e no Institut des Amériques de Paris, com bolsa Capes, em 2017.

      Foi presidente da ABECAN (Associação Brasileira de Estudos Canadenses (1999-2001) e do Conseil International d´Etudes Canadiennes (2003-2005). 

      Foi distinguida com a Ordem Nacional do Québec, nos graus de Chevalière e Officière (2014), e com as Palmes Académiques do governo francês, no graus de Chevalière et Officière (2006). Em 2009, recebeu le Prix International du Gouveneur Général du Canada en études canadiennes. Recebeu, em 2019 o Prêmio Pesquisador Gaúcho da FAPERGS, na área de Letras e Linguística. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 15

Múcio Scevola Lopes Teixeira

(por Anselmo F. Amaral)

A literatura sul-rio-grandense tomou forma própria, com conteúdo regionalista, e expandiu-se a partir da fundação da Sociedade Partenon Literário, em 1868. Iniciativa de um grupo de jovens liderados por Apolinário Porto Alegre. Ali figuraram nomes como: Júlio de Castilhos, Assis Brasil, Fernando Osório (pai), Homero Batista, Lobo da Costa, Revocata dos Passos Ligueroa de Melo e o próprio Caldre e Fião.

Em meio àquela plêiade de escritores, artistas e homens de ciência apareceu um jovem poeta com, apenas, treze anos...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo