CADEIRA 18

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Marília Beatriz Cibils Becker

Marília Beatriz Cibils Becker é escritora, poetisa, socióloga e professora universitária. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Moral e Civismo. É pós-graduada em Sociologia Industrial.

Atuou como professora no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, tendo lecionado Estudo de Problemas Brasileiros por muitos anos. Na Universidade, não se ateve às atividades de classe. Coordenou vários ciclos de palestras sobre assuntos literários, científicos e econômicos.

Exerceu, por muito tempo, a Secretaria da Associação Nacional dos Professores de Estudo de Problemas Brasileiros, fundada por seu pai, o eminente professor Luís Alberto Cibils. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. É sócia fundadora da SAMBRAS/RS – Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira e da UBE/RS – União Brasileira de Escritores. Pertence aos quadros da ADESG/RS, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, na qual proferiu várias palestras, participou de diversos encontros e seminários, tendo fundado o jornal da entidade, denominado CRACHÁ. É membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, em cuja revista tem publicado inúmeros artigos.

É autora dos livros de crítica literária Delfina Benigna da Cunha: 200 anos, sobre a obra da Patrona da Cadeira nº 1 da Academia Literária Feminina do RS, e outro sobre Realismo, Romantismo e Idealismo na obra de Lídia Moschetti.

Escreveu diversos livros didáticos e técnicos na área de agroindustrialização:

  • Aspectos históricos sobre a agroindustrialização brasileira e rio-grandense
  • Política agroindustrial
  • Estrutura das empresas agroindustriais alimentares
  • Agroindústria alimentar de origem animal
  • Agroindústria alimentar de origem vegetal
  • Mão-de-obra do sistema agroindustrial alimentar
  • Análise e perspectivas da agroindustrialização alimentar no Rio Grande do Sul
continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 26

João Borges Fortes

João Borges Fortes nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 02 de maio de 1872, filho de João Pereira da Silva Borges Fortes e Francisca de Paula Borges Fortes. Cursou o ensino primário em Encruzilhada, em sua cidade natal e no Colégio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo. Em 1890, formou-se bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar de Porto Alegre e, em 1899, Engenheiro militar pela Escola Militar do Rio de Janeiro.

Foi Oficial do Exército, recebendo os galões de alferes-aluno em 1892....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo