CADEIRA 11

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Antônio Carlos Côrtes

Antônio Carlos Côrtes, nascido em 26 de dezembro de 1948, filho de Egydio Ribeiro Côrtes e Isolina dos Santos Côrtes, natural de Porto Alegre, é pai de Cassius da Silva Cortês. Cursou o ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora das Dores e o ensino médio no Colégio Marista Champagnat, ambos na Cidade de Porto Alegre. É graduado na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, com conclusão no ano de 1976.
Antônio Carlos Côrtes foi funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul – por 26 anos. Advogado militante, com atuação nas áreas de direito civil e criminalista, foi também secretário-geral da Junta Comercial do Rio Grande do Sul – Jucergs –, bem como foi assessor superior da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Côrtes foi apresentador, repórter e produtor na TV Guaíba, no canal 2, no tempo do Programa Concentração. Em 1984, foi julgador no Concurso Rainha do Carnaval de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em 1987, foi comunicador da Rádio Princesa.
No ano de 1988, passou a comandar a cobertura do Carnaval pela Rádio Farroupilha, acumulando ainda a função de comentarista da Rede Brasil Sul de Televisão – RBS TV –, atividade que exerceu até o ano de 1990. Em 1991, comandou as transmissões da cobertura de Carnaval da Rádio Gaúcha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, permanecendo com tal incumbência até o ano de 1993. Já entre 1994 e 1996, foi comunicador na rádio 1.120 AM. Em 1997, foi julgador do Prêmio Açorianos de Música, na Secretaria Municipal da Cultura – SMC – de Porto Alegre, na qual, na ocasião, representava a Rádio Princesa e o Jornal do Comércio, sendo que, na época, era comunicador da referida rádio.
Em 1999, Antônio Carlos Côrtes foi comentarista da TV Educativa de Porto Alegre – TVE. Ainda em 1999, proferiu palestra sobre direito autoral no Sindicato dos Compositores Musicais do Rio Grande do Sul – Sicom/RS. Em 2001, recebeu da Câmara Municipal de Porto Alegre – CMPA – o Troféu Carlos Santos, em solenidade da Semana da Consciência Negra, por luta e militância. Também no ano de 2001, foi consultor de imprensa da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul – AECPARS.
Em 2002, foi professor na Academia de Polícia – Acadepol – do Rio Grande do Sul. Ainda no ano de 2002, a convite de secretaria municipal de Osório, proferiu a palestra “O Negro no Mercado de Trabalho”.
Em 2003, foi apresentador, narrador e comentarista na Rádio e TV Bandeirantes de Porto Alegre. Em 21 de setembro, recebeu homenagem pela passagem do Dia do Radialista. No ano de 2004, foi comentarista na cobertura do Carnaval pela Rádio Metrô FM. Também, no ano de 2004, mediou o seminário “Repensando o Carnaval”, além de ter sido homenageado, no Theatro São Pedro, pela Sociedade Recreativa Beneficente Imperadores do Samba, por atuação em mais de 50 anos no Carnaval de Porto Alegre. Em 2007, foi comentarista de Carnaval na TV Joaçaba, da RBS TV, em Santa Catarina.
No ano de 2010, foi integrante do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre. Em duas ocasiões, integrou e preidiu o Conselho Estadual de Cultura.
Entre 2012 e 2013, foi, novamente, comentarista de Carnaval da Rádio Gaúcha de Porto Alegre.
Antônio Carlos Côrtes foi membro fundador do Grupo de Pesquisas Palmares, que, em 1971, que implementou a data de 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, oficializada nacionalmente em 2011.
É autor dos livros "Bailarina do Sinal Fechado", "Rua da Praia 40⁰" e  "Degraus da Vida". 
 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 4

Gaspar Silveira Martins

Gaspar Silveira Martins nasceu em Aceguá, município de Bagé, em 5 de agosto de 1835, filho de Carlos Silveira de Moraes Ramos e Maria Joaquina das Dores Martins. Foi alfabetizado em Cerro Largo no Uruguai e, já no Brasil, freqüentou em Pelotas o curso de latim do Prof. Antônio José Domingues. No Rio de Janeiro, cursou Humanidades com o Prof. Vitorio da Costa. Em Recife foi aprovado no curso de Direito, mas acabou concluindo o mesmo no Rio de Janeiro, onde, após a formatura, assumiu o cargo de juiz municipal. Foi deputado provincial no Rio Grande do Sul e Senador pelo mesmo Estado em 1880....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo