NOTÍCIAS

Acadêmico Sérgio Borja palestra no ciclo "Quinta às cinco" no dia 26/05/2021

21 de agosto de 2021

A Academia Rio-Grandense de Letras tem a honra de convidar para a terceira palestra do ciclo "Quinta às cinco", que ocorrerá na quinta-feira, dia 26 de agosto de 2021, às 17 horas, com transmissão ao vivo pela página do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras no Facebook e pelo canal no YouTube. O conferencista será o acadêmico Sérgio Borja, ocupante da Cadeira 22, que abordará o tema "A fábula fenícia relatada por Platão e a visão de Aldous Huxley (ou do modelo atômico e do modelo dialético)". Na palestra, o acadêmico analisará o romance distópico "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley (1894 - 1963). Considerado um clássico moderno, mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, um mundo de pessoas programadas em laboratório e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento - um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos.

Para assistir, acesse:

Youtube: https://youtu.be/poA_IstjTgg
Facebook: https://www.facebook.com/100891118550307/posts/252478173391600/

 

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo