CADEIRA 36

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Moreira da Silva (falecido)

José Moreira da Silva nasceu a 24/06/1927, em Paudalho, Pernambuco, e faleceu em Porto Alegre, em 01/04/2020. Foi Oficial do Exército Brasileiro, escritor, poeta, ativista cultural e maçom. Publicou, em poesia: Paixão - Fruto Maduro - Infinito, Filigranas de Amor, Ciclo dos Amantes, Atilhos, Flor de Outono, O Bailado das Chamas; em prosa: Trilhas Literárias ITrilhas Literárias II e Trilhas Literárias III, entre outros. Participou ativamente da revista Caosótica, do jornal RSLetras e do jornal de Nova Bréscia. Um dos mais antigos associados da Casa do Poeta Rio-Grandense. Participou de um sem número de antologias de diversas entidades culturais do RS e de outros Estados do Brasil, como sócio ativo de muitas delas. Foi fundador da Academia Literária Gaúcha - ALGA; membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves; da Academia de Letras do Brasil e da Academia Rio-Grandense de Letras; Vice-Presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, da Academia Maçônica de Letras e do Instituto Cultural Português. Foi também membro correspondente da Academia Rio-Grandina de Letras. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 6

Apolinário Porto Alegre

(por Moacyr Flores)

Apolinário Porto Alegre nasceu na cidade de Rio Grande, RS, em 29.8.1844, filho de Antônio José Gomes e de Delfina Joaquina da Costa Campello. Seus ancestrais pelo lado materno eram de Lisboa e dos Açores pelo paterno. Seu pai, tendo um homônimo em Rio Grande, acrescentou Porto Alegre ao nome a fim de evitar maiores confusões.

Antônio José Gomes, funcionário da Fazenda, teve sua transferência no cargo de inspetor para a Alfândega de Porto Alegre, aonde chegou em 12.10.1859. O jovem Apolinário continuou seus estudos no colégio...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo