VÍDEOS

Traduzir Shakespeare - Palestra com Élvio Funck (04/10/2021)

04 de outubro de 2021

No dia 04/10/2021, Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado, com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, realizou uma live com o Prof. Élvio Funck, com transmissão ao vivo pela página da BPE no YouTube. Élvio Funck possui doutorado em Humanidades pela University Of Texas (1979) e pós-doutorado pela University of South Florida (2000). Lecionou letras e literatura inglesa na UFRGS e na Unisinos. Em parceria com a editora Movimento, comandada por Carlos Appel, vem trabalhando, há mais de uma década, no projeto de publicar novas edições do teatro completo do Shakespeare. Na palestra "Traduzir Shakespeare", Élvio Funck falou o processo de criação das sua traduções, que estão entre as mais acessíveis para se começar a ler Shakespeare, com texto interlinear (ou seja, alternando cada verso em inglês com sua respectiva tradução para o português). Foram abordados os desafios de traduzir a obra de Shakespeare, tão repleta de metáforas e duplos sentidos, e, em especial, as escolhas entre privilegiar a semântica ou a estética na versão de um texto literário para outro idioma.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 10

Aquiles Porto Alegre

(por Leandro Silva Telles)

Nasceu Aquiles Porto Alegre na cidade do Rio Grande, em 29 de março de 1848, vindo menino para esta mui "leal e valorosa" cidade de Porto Alegre, tornando-se poeta, cronista e historiador.

Sua obra "ILUMINURAS" introduziu o "PARNASIANISMO" entre nós, segundo o professor GUILHERMINO CÉSAR. Característica de suas poesias e das crônicas é o "fatalismo", o acontecimento funesto.

Nosso saudoso confrade e amigo, PEDRO LEITE VILLAS-BOAS, menciona em sua magistral...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo