NOTÍCIAS

Troféu do Prêmio ARL aparece em cena de novela da Rede Globo

25 de dezembro de 2021

Nos capítulos da telenovela "Um lugar ao sol" exibidos nos dias 24 e 25/12, o troféu do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras fez aparição de destaque em uma cena na qual a personagem interpretada por Alinne Moraes recebe um prêmio literário. Há cerca de um ano e meio, a equipe de produção da Rede Globo, encantada com a beleza do troféu, fez contato com a Academia, solicitando permissão para usar a peça como objeto cenográfico na sua próxima produção original para o horário das nove. E aí está! O nosso troféu, obra do artista plástico Lucas Strey, é mesmo uma beleza - não é?   

arlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 19

João Cezimbra Jacques

(por José Francelino de Araújo)

O pioneiro João Cezimbra Jacques teve sua vida assinalada por dois pontos fundamentais: o infortúnio e o pioneiris-mo. Seu pai, ainda moço, morreu na guerra do Paraguai, onde também servia João Cezimbra Jacques, com apenas 18 anos de idade, engajado no 2o Regimento da Cavalaria. Sua mãe, esposa e filhos faleceram jovens.

Nasceu na rua do Acampamento, em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1849 e morreu no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade. Seu pioneirismo se revela por inúmeras iniciativas: como escritor abordou assuntos até...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo