CADEIRA 31

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Ruben Daniel Méndez Castiglioni

Ruben Daniel Méndez Castiglioni é graduado em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), tem mestrado em Letras - Teoria da Literatura - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Letras - Teoria da Literatura - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), pós-doutorado na Universitat de les Illes Balears - Espanha (2006) e bacharelado em Direito - na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e pós-graduação. É pesquisador com bolsa de produtividade (CNPq), coordena as atividades da área de Literaturas de Língua Espanhola com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Foi membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dedica-se aos estudos de literatura, principalmente nos seguintes temas: literatura e história, vanguardas e modernidade e literatura e direito. Dedica-se também a atividades de tradução e versão em espanhol e português, principalmente textos literários e jurídicos. É membro honorário da Rede Brasileira Direito e Literatura.

Mais informações disponíveis no Currículo Lattes do acadêmico. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 3

Felix da Cunha

Félix Xavier da Cunha nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 16 de setembro de 1833, filho de Francisco Xavier da Cunha e Maria Quitéria de Castro e Cunha. Era irmão de Francisco Xavier da Cunha. Cursou humanidades no Colégio Dom Pedro II no Rio de Janeiro de 1843 a 1848. Formou-se bacharel em Direito em São Paulo no ano de 1854. Após a formatura, mudou-se para Porto Alegre, exercendo a advocacia a partir de 1955.

Como jornalista, dirigiu em Porto Alegre O Propagandista e O Mercantil. Em 1861 fundou O Guaíba. Além das atividades ligadas à advocacia...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo