CADEIRA 18

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

Marília Beatriz Cibils Becker

Marília Beatriz Cibils Becker é escritora, poetisa, socióloga e professora universitária. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Moral e Civismo. É pós-graduada em Sociologia Industrial.

Atuou como professora no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, tendo lecionado Estudo de Problemas Brasileiros por muitos anos. Na Universidade, não se ateve às atividades de classe. Coordenou vários ciclos de palestras sobre assuntos literários, científicos e econômicos.

Exerceu, por muito tempo, a Secretaria da Associação Nacional dos Professores de Estudo de Problemas Brasileiros, fundada por seu pai, o eminente professor Luís Alberto Cibils. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. É sócia fundadora da SAMBRAS/RS – Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira e da UBE/RS – União Brasileira de Escritores. Pertence aos quadros da ADESG/RS, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, na qual proferiu várias palestras, participou de diversos encontros e seminários, tendo fundado o jornal da entidade, denominado CRACHÁ. É membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, em cuja revista tem publicado inúmeros artigos.

É autora dos livros de crítica literária Delfina Benigna da Cunha: 200 anos, sobre a obra da Patrona da Cadeira nº 1 da Academia Literária Feminina do RS, e outro sobre Realismo, Romantismo e Idealismo na obra de Lídia Moschetti.

Escreveu diversos livros didáticos e técnicos na área de agroindustrialização:

  • Aspectos históricos sobre a agroindustrialização brasileira e rio-grandense
  • Política agroindustrial
  • Estrutura das empresas agroindustriais alimentares
  • Agroindústria alimentar de origem animal
  • Agroindústria alimentar de origem vegetal
  • Mão-de-obra do sistema agroindustrial alimentar
  • Análise e perspectivas da agroindustrialização alimentar no Rio Grande do Sul
continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo