CADEIRA 36

ACADÊMICOSQUADRO ACADÊMICO

José Moreira da Silva (falecido)

José Moreira da Silva nasceu a 24/06/1927, em Paudalho, Pernambuco, e faleceu em Porto Alegre, em 01/04/2020. Foi Oficial do Exército Brasileiro, escritor, poeta, ativista cultural e maçom. Publicou, em poesia: Paixão - Fruto Maduro - Infinito, Filigranas de Amor, Ciclo dos Amantes, Atilhos, Flor de Outono, O Bailado das Chamas; em prosa: Trilhas Literárias ITrilhas Literárias II e Trilhas Literárias III, entre outros. Participou ativamente da revista Caosótica, do jornal RSLetras e do jornal de Nova Bréscia. Um dos mais antigos associados da Casa do Poeta Rio-Grandense. Participou de um sem número de antologias de diversas entidades culturais do RS e de outros Estados do Brasil, como sócio ativo de muitas delas. Foi fundador da Academia Literária Gaúcha - ALGA; membro da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves; da Academia de Letras do Brasil e da Academia Rio-Grandense de Letras; Vice-Presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, da Academia Maçônica de Letras e do Instituto Cultural Português. Foi também membro correspondente da Academia Rio-Grandina de Letras. 

continue lendoVOLTARcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 2

Carlos Von Koseritz

Karl Julius Christian Adalbert Heirich Ferdinand Von Koseritz, no Brasil, assinava-se Carlos Von Koseritz. Nasceu em Dassau, Alemanha, a 3 de fevereiro de 1834 e faleceu em Porto Alegre, em 29 de maio de 1890. Koseritz marcou a produção cultural do Rio Grande do Sul com sua contribuição de cientista, orador, jornalista, historiador, teatrólogo, romancista e político.

Nos tempos conturbados da campanha de unificação da Alemanha, pelo Estado da Prússia, teve que se refugiar num navio que transportava soldados mercenários, chamados de Brummers, destinados a formar a...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo